COMO AUMENTAR AS VENDAS B2B ATRAVÉS DO MARKETING DIGITAL?

O principal objetivo das empresas B2B é aumentar as suas vendas, no entanto, em termos de marketing digital o setor B2B está atrasado em comparação com o B2C, dado que ainda existem empresas B2B que não possuem departamento de marketing próprio e poucas empresas tem definido um plano de marketing digital que é indispensável para aumentarem as suas vendas e para não desperdiçarem tempo e dinheiro em estratégias que não funcionam.

Hoje, em dia qualquer empresa que queira adaptar-se ao mercado deve considerar estratégias de marketing B2B para aumentar as vendas, por isso o marketing digital tornou-se hoje em dia, na pedra filosofal de muitas empresas B2B que, procuram incrementar as suas vendas.

Uma estratégia de marketing digital em empresas B2B é essencial para abrir canais de vendas, aumentar vendas, ganhar visibilidade e otimizar o processo de vendas.

 A pergunta é: Como aumentar as vendas B2B através do marketing digital?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A resposta consiste num plano de marketing digital que inclui uma estratégia de posicionamento orgânico e algumas estratégias que as empresas podem implementar para aumentar o seu volume de vendas.

Apesar da complexidade, hà pontos importantes a ter em conta ao implementar uma estratégia de marketing digital para empresas B2B.

A tecnologia digital mudou radicalmente as estratégias de marketing, especialmente o marketing digital para empresas B2B que exige um investimento de tempo e recursos para obter resultados de qualidade.

Aqui estão algumas das razões pelas quais deve considerar a implementação de uma estratégia de marketing digital para empresas B2B no seu negócio, uma aposta certa para a modernização do seu negócio.

Marketing digital B2B: Principais Estratégias

Existem muitas estratégias com as quais podemos trabalhar numa campanha de marketing digital B2B, embora não seja necessário usar todas em simultâneo, é recomendável trabalhar com mais de uma simultaneamente.

Estabelecer objetivos claros: 

O principal objetivo da estratégia de marketing digital de uma empresa B2B é aumentar o volume de vendas, por isso, é importante, saber como se adaptar às necessidades dos potenciais clientes e saber como obter a confiança dos potencias clientes é essencial.

Maximizar a presença e a reputação digital online: 

A presença online da empresa e a qualidade dos conteúdos é decisiva quando os clientes tomam decisões e decidem considerá-la como um possivel fornecedor.

Sem dúvida, estar presente no mundo online hoje em dia é essencial para qualquer negócio, incluindo B2B. O registo de atividades constantes nas redes sociais geram valor agregado para os clientes, além disso é necessário trabalhar no posicionamento orgânico e pago no Google, que será decisivo para obter maior visibilidade da empresa e gerar mais vendas.

Alibaba e Amazon para aumentar as vendas:

Hoje em dia é extremamente fácil vender em outros países. Para dar um passo nas relações B2B entre empresas, plataformas como Amazon e Alibaba oferecem possibilidades interessantes para exportar os produtos em diferentes mercados. Uma estratégia a ser tida em conta para expandir e aumentar as vendas.

Escolher as ferramentas certas: 

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de medir e avaliar o desempenho dos recursos investidos. Com as ferramentas certas, é possível medir e quantificar os resultados da estratégia, permitindo avaliar os custos e as receitas.

Estratégias de publicidade com anúncios pagos:

Hoje, a publicidade digital é uma das estratégias mais eficazes para alcançar resultados; impressões e visualizações, visitas no site, gerar leads etc. Eles fazem parte dos objetivos que você pode alcançar com a publicidade online.

Atualmente, o Facebook é a maior rede social do mundo e mais de um bilhão de utilizadores ativos tornam o Facebook a plataforma ideal para anunciar através do Facebook Ads e alcançar as pessoas de que a sua empresa precisa.

O Google é o maior motor de pesquisa do mundo, mais de 100 milhões de pesquisas diárias são realizadas para procurar serviços, produtos ou como resolver um problema, pelo que deve considerar investir em publicidade no Google Ads.

As campanhas de pagamento por clique realizadas nos mecanismos de pesquisa são uma ótima maneira de colocar a sua empresa na frente de potenciais clientes.

Os compradores de B2B tomam decisões de compra quando fazem pesquisas online e com base no que encontram.

As empresas que não aparecem bem posicionadas nas pesquisas ou em anúncios pagos, correm o risco de perder o reconhecimento do comprador e, as oportunidades de vendas.

Investir em marketing digital é indispensável para qualquer empresa B2B que pretenda aumentar o volume de vendas, marcar presença online e alcançar o sucesso.

Mas para definir uma boa estratégia de marketing digital para alcançar os objetivos de vendas, é necessário conhecer bem o seu público.

Seja ativo nas redes sociais:

A presença ativa da sua empresa nas redes sociais é essencial para aumentar o reconhecimento da marca B2B. Defina como meta publicar conteúdo valioso regularmente, para se tornar uma referência no seu sector.

É importante lembrar que o LinkedIn é a rede social de referência no B2B.

Acredite ou não, o Facebook também é uma plataforma útil para desenvolver uma estratégia B2B. Embora a maneira de entrar em contacto seja por meio de um perfil pessoal que decida seguir a fanpage de uma marca, poderíamos dizer que esse é o primeiro contato entre os representantes das empresas. Em seguida, um relacionamento direto pode ser estabelecido através da caixa de entrada, por exemplo.

O Facebook como ferramenta B2B será mais eficiente quando usado como reforço do contacto prévio entre representantes da empresa, depois de uma conferência ou feira.

É sabido que as redes sociais podem ser consideradas como um complemento às estratégias de marketing B2B, pelo que a presença ativa da sua empresa nas redes sociais é essencial para aumentar o reconhecimento da marca B2B. Defina como meta publicar conteúdo valioso regularmente, para se tornar uma referência no seu setor. Recomendamos também que partilhe conteúdos de pessoas influentes do setor. Lembre-se de que o LinkedIn é a rede social de referência no B2B.

Eventualmente, os potenciais clientes começarão a seguir os seus conteúdos e a interagir com você com mais frequência, o que levará a vendas.

SEO no Marketing Digital:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma das técnicas mais importantes para uma estratégia de marketing digital é a otimização de conteúdos para os mecanismos de busca (SEO). Esse método garante que o trabalho de promoção na internet seja realizado de maneira orgânica, porque:

Conecta-se às necessidades do utilizador: gera conteúdos com base em SEO, permitindo que os potenciais clientes forneçam as informações exatas do que estão à procura, e isso, por sua vez, fornecerá visitas para o seu site. Um exemplo disso é a inclusão de palavras-chave de curto e longo alcance, o que ajudará o utilizador a encontrar o conteúdo certo através das pesquisas, no momento em que precisar delas.

Consiga que a sua marca seja reconhecida pelos principais mecanismos de pesquisa: otimize as imagens, domínios, URls personalizados e a melhoria da velocidade de carregamento do site, são fatores que facilitam a indexação de um site pelo Google e outros mecanismos de pesquisa.

Para os objetivos da estratégia digital, isso é extremamente relevante, pois fortalecerá o prestígio e a presença da marca na rede, ao mesmo tempo em que desperta interesse entre os utilizadores. O benefício final do posicionamento de SEO será gerar as vendas e os lucros que a empresa espera.

Em resumo, a melhor maneira de expandir os negócios e aumentar as vendas no B2B é aplicar as técnicas necessárias para obter novos clientes: branding, design gráfico, marketing online e, é claro, saber fechar vendas entre empresas.

É importante definir qual é o principal objetivo que queremos alcançar, se aumentar as vendas ou aumentar o reconhecimento da marca.

O ideal é, combinar a estratégia de marketing digital de acordo com os seus objetivos e necessidades e nunca se esquecer de alinhá-las com as estratégias de marketing offline.

Porque é que deve apostar numa estratégia de marketing digital em B2B?

As empresas devem adaptar-se aos tempos que correm, se não quiserem ficar para trás. Porque, caso contrário, tudo o que conseguirão é perder vendas. O mundo digital está  a mudar muito e oferece avanços todos os dias, por isso, deve ter em mente que, na esfera digital, se você não se adaptar, você morre.

Porque é que o Marketing Digital B2B é importante para o seu negócio?

Porque, com a estratégia certa, permite expandir globalmente, aumentar resultados e encontrar mais compradores.

Na era digital, as empresas devem marcar uma forte presença online e toda a estratégia ou ação de marketing digital B2B é uma etapa essencial para encontrar novas oportunidades de negócios e criar uma relação de confiança mais abrangente e de gerar no cliente a percepção de baixo risco e alta confiança nos negócios entre as partes.

No mundo do marketing digital para empresas B2B, ganhar confiança permite que você obtenha um cliente para quase toda a vida, pois as empresas não mudam de fornecedor, com tanta facilidade como os clientes devido aos riscos que isso pode acarretar.

One thought on “COMO AUMENTAR AS VENDAS B2B ATRAVÉS DO MARKETING DIGITAL?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s