Como potencializar o teu negócio através de um Marketplace?

Fazer parte de um marketplace é uma obrigação para qualquer empresa que esteja a desenvolver a sua estratégia online. Agora o cliente tem o controle da venda, e não o comercial da empresa, como era a uns há anos atrás.

Hoje em dia, cerca de 60% das decisões de compra B2B são feitas online. O cliente faz a pesquisa na Internet e quando pega no telefone, para entrar em contacto com a empresa vendedora já selecionou 2 ou 3 fornecedores do seu interesse.

Fazer parte de um marketplace ajuda a aumentar o volume de vendas e a conquistar novos clientes, pois são sites com um elevado número de visitantes, e também porque estão bem posicionados nas pesquisas do Google e possuem catálogos extensivos de produtos e fornecedores. Por ex na Amazon ou Ebay, há milhões de produtos publicados, por isso pode-se dizer que quase tudo o que uma empresa precisa, pode ser encontrado no marketplace e os clientes sabem disso.

Vender no marketplace pode ser uma excelente oportunidade para aumentar as vendas de uma empresa. Para quem não possui uma loja online, a opção de começar a vender no marketplace pode ser interessante, pois as barreiras à entrada são relativamente baixas.

Vantagens de vender no marketplace:

– É um canal de vendas que possui um grande potencial de clientes compradores e promove continuamente as empresas vendedoras, destacando-as nas pesquisas de produtos e fornece ao cliente comprador as informações da empresa vendedora, para que a sua empresa ganhe notoriedade online de uma forma gradual.

– Estar no marketplace requer menos esforço do que a opção de configurar a sua loja online e atrair visitantes.

– O marketplace podem levar a um aumento nas vendas, pois ao vender produtos de diferentes setores, ocorrem vendas cruzadas.

– Fazem a gestão dos pedidos dos nossos produtos, facilitando o processo de vendas.

– Oferecem opções de pagamento seguras, um dos pontos mais importantes no processo de compras online.

– Oferecem a gestão de stocks e logística de expedição (embora não em todos os casos)

– Garantem visitantes, visibilidade e posicionamento para  os nossos produtos.

– Favorecem a venda cruzada e sinergias com produtos de outros fornecedores, o que estimula o aumento das vendas da sua empresa.

– Facilitam a internacionalização, eliminando a barreira do idioma, simplificando a logística e ajudando na gestão de preços.

Para as empresas que ainda não possuem a sua loja online, o marketplace pode ser uma maneira simples de entrar no mundo online com investimento mínimo, evitando custos com o desenvolvimento da loja online e, permite poupar tempo, dinheiro e muitas dores de cabeça.

Para as grandes empresas que criam novos produtos, o marketplace pode servir como um teste de adesão, sendo o canal ideal, nacional e internacional. Para as pequenas empresas, com pouco orçamento para marketing e logística, também pode ser interessante. E, pode ser um canal de vendas complementar, pois permite um maior alcance em novos mercados .

Quais os produtos que deve vender no marketplace?

É importante saber quais os produtos que deseja vender, e o marketplace é excelente para fazer um teste de mercado e ver quais os produtos que geram vendas e que são capazes de gerar visibilidade em relação à sua empresa e obter uma imagem positiva.

Embora existam várias plataformas de mercado, B2B, B2C, permitam-me explicar os mais conhecidos:

  • Amazon: Quando falamos em vender na Amazon, realmente queremos dizer o Amazon Marketplace, sendo que a sua principal atração é a variedade de produtos que oferece, pois podemos encontrar praticamente tudo na Amazon desde livros, roupas, alimentos, artigos desportivos e um dos aspectos que o diferencia é o seu excelente serviço de logística.

A amazon possui uma função de logística e entrega muito robusta: o Fulfillment by Amazon (FBA), que oferece às empresas uma solução otimizada para gestão de stocks e expedição.

  • EBay: é um dos marketplaces mais conhecidos, com uma ampla base de clientes. Além disso o eBay também possui menos vendedores do que a Amazon, o que significa que têm mais possibilidades de conversão e menor necessidade de publicidade, o que pode aumentar as vendas e diminuir as despesas. A desvantagem do eBay em comparação com a Amazon é a falta do seu próprio serviço de logística.
  • Alibaba: é considerado o maior marketplace do mundo. A empresa domina cerca de 80% do comércio eletrónico na China. Desde o seu lançamento em 1999, a empresa não parou de crescer e de se expandir internacionalmente. Atualmente, podemos encontrá-lo em mais de 225 países ao redor do mundo, e os seus números não param de crescer ano após ano. Os resultados são claros: o Alibaba possui 700 milhões de clientes ativos em todo o mundo.
  • Facebook Marketplace: é recém-chegado, mas com resultados extraordinários. Enquanto você navega na rede social, o Facebook começa a mostrar os produtos que melhor se adequam ao seu gosto. O facebook têm a vantagem de ter o maior tráfego.

Aliexpress: a gigante chinesa do Alibaba Group , a maior empresa de comércio eletrônico do mundo, permite que qualquer empresa possa oferecer os seus produtos no Aliexpress.

 Vantagens de vender num marketplace como o eBay ou Amazon?

Existem muitos benefícios em se tornar um vendedor no marketplace do eBay ou Amazon, pois juntas representam cerca de 55% de todas as vendas realizadas no comércio eletrónico.

Maior visibilidade que se traduz em vendas

A vantagem mais óbvia de vender na Amazon ou eBay é que os seus produtos serão expostos a muito mais pessoas e permite-lhe poupar dinheiro, pois recebe visitas de potenciais clientes, que de outro modo apenas obteria recorrendo a anúncios pagos, deste modo pode incluir os seus produtos em plataformas com milhões de visitas diárias.

A oportunidade de obter visibilidade fora do tráfego normal que visita  o seu site com a integração nos Marketplaces, é uma fonte adicional de vendas no curto, médio e longo prazo.

Aumento do valor da marca

Muitas pessoas não percebem, mas há um efeito dominó no valor da sua marca quando você pensa em vender na Amazon ou no eBay.

Como em qualquer negócio, a Amazon e o eBay investem fortemente em publicidade e marketing e ao se tornar um vendedor na Amazon ou no eBay, você beneficiará do valor da sua marca. Eles gastam milhões de dólares para atrair mais tráfego e clientes para a sua plataforma; portanto, além de se beneficiarem, isso também tem um impacto positivo nas vendas da sua empresa.

Sem preocupações logísticas

Muitas vezes, um dos grandes problemas das empresas é a logística, seja ela interna ou transportada por um fornecedor.

No caso da Amazon marketplace os serviços de logística  são muito bons, sendo um dos seus pontos fortes: o armazenamento e entrega rápida de mercadorias ao cliente final e se a sua empresa vender através a amazon não precisa de se preocupar com nada.

Vendas Internacionais

O marketplace permite atravessar as barreiras de entrada em mercados desconhecidos, permitindo posicionar os produtos em mercados internacionais. Com a ajuda dos marketplace podemos colocar o nosso produto a venda em qualquer país e a um custo muito reduzido.

Métodos de pagamento seguros

Quatro em cada oito compradores que saem do processo de compra ao entrar no método de pagamento, fazem isso devido à solução fornecida pela plataforma. Esse é um grande problema, principalmente quando as marcas procuram expandir os seus negócios para o comércio internacional, uma vez que cada país tem sua própria preferência no pagamento. As plataformas de marketplace, dado que estão posicionadas em vários países, têm mais de uma opção de pagamento.

Venda cruzada com outras marcas

Estando no mesmo marketplace de muitas marcas que oferecem produtos semelhantes ao seu, quando alguém procura algo a sua marca aparecerá como um produto relacionado.

Por exemplo, se você vende sapatos de criança, quando alguém procura roupas de criança, os seus produtos aparecem relacionados na pesquisa e outros que também podem ser complementares, beneficiando os compradores com a venda cruzada.

Posicionamento – SEO

Se o seu objetivo de vendas é seguir uma estratégia de SEO, com o marketplace pode obter um bom posicionamento para determinadas keywords, pois todos sabemos o quanto é importante posicionar-se em primeiro lugar numa pesquisa no Google para o seu produto; portanto, escolher um marketplace é essencial para obter conversões mais altas.

É recomendável que publique o maior número possível de produtos para garantir o melhor posicionamento nos resultados da pesquisa.

Títulos e outros pequenos detalhes no seu perfil podem ter um enorme impacto na forma como o produto é vendido e onde aparecem numa pesquisa interna. Um produto com uma descrição fraca e informações irrelevantes terá mais probabilidade de ser devolvido. Ou, se as descrições ou títulos estão incompletos, os produtos podem não atingir o seu público-alvo. É importante incluir na descrição a marca ou o modelo do artigo para fornecer ao cliente  informação específica para que possa procurar na pesquisa  interna do marketplace.

Use conteúdo visual profissional

Mais de 75% dos consumidores online confirmam que as fotos dos produtos são um dos critérios mais influentes nas suas decisões de compra online.

No marketplace, a qualidade da imagem é muito importante para destacar o produto e mostrar aos clientes a sua qualidade.

Uma fotografia ruim do produto pode traduzir-se em menos cliques, taxas de devolução mais altas e menos vendas; por isso o seu conteúdo visual desempenha um papel importante na sua estratégia de vendas.

Vender sem a necessidade de uma loja online

Ter uma loja online é hoje praticamente essencial. É a melhor carta de apresentação da sua empresa. Mas se, por falta de tempo ou por qualquer outro motivo, você não tiver desenvolvido uma loja online, o marketplace permitirá que a sua empresa venda sem se preocupar com o facto de não ter loja online.

Recomendo que use o Marketplaces para a sua empresa, pois são plataformas que fornecem um caminho de crescimento mais rápido e com um custo de distribuição mais baixo, permitindo aumentar as vendas, alcançando uma ampla gama de clientes fora do seu alcance e maximizando as margens devido a custos operacionais mínimos.

Se já tiver uma loja on-line ou se vende apenas através de uma loja física, a venda num Marketplace pode ser uma excelente oportunidade para aumentar as vendas da sua empresa,  pois a ascensão e popularidade do marketplace como canal de vendas online,  reforça a estratégia de alcance internacional num momento de crescimento e também permite atingir o maior público possível.

As empresas que utilizam o marketplace, conseguem atrair clientes que de outra forma, não teriam. Em resumo, incluir no seu plano de marketing a adesão ao marketplace é uma opção que deve considerar se quer vender na Internet.

Se pretendes saber mais sobre este tema, entra em contacto comigo, basta clicares aqui!

Queres também saber Como aumentar as vendas B2B através do Marketing Digital, clica aqui e podes ler o meu artigo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s