Como potencializar o seu negócio através de influenciadores?

Certamente já ouviu falar de influenciadores e de como eles ajudam as empresas a melhorar a sua estratégia de marketing. Hoje em dia, os influenciadores tornaram-se numa ferramenta indispensável para as empresas impulsionarem as suas campanhas de marketing.

O marketing de infuência é uma das ações de marketing mais elegantes usadas pelas empresas, porque as marcas querem trabalhar com os influenciadores para melhorar a sua marca e aumentar as suas vendas.

No entanto, existem muitas PME, que não abordam os top influencers, devido ao alto custo que geralmente representam, contudo podem optar por campanhas junto de microinfluencers e avaliar a rentabilidade das campanhas.

Como os influenciadores podem ajudar uma empresa?

Os influenciadores são líderes de opinião no mundo das novas tecnologias, que construíram uma boa reputação nas redes sociais e blogs, nas quais partilham as suas experiências e conhecimentos sobre um tópico específico, tópico do qual se tornaram experts para os seus milhares de seguidores. De certeza já deve ter ouvido falar deles também como bloggers, youtubers e instagramers, mas todos podem ser considerados influenciadores.

Os influenciadores são caracterizados por terem um grande número de fãs que seguem os conselhos que eles dão através das redes sociais, por isso muitas empresas descobriram o potencial dos influenciadores e não faltam razões para isso.

Ao colaborar com influenciadores pode facilmente alcançar uma grande quantidade de pessoas, e isso pode ajudar a sua empresa a melhorar a sua imagem de marca, a tornar-se conhecida ou simplesmente aumentar a sua visibilidade.

 

Benefícios do Marketing de influência

Vou apresentar algumas razões que mostram os benefícios de a sua empresa de lançar uma campanha com influencers:

  1. É pouco invasiva para os seguidores

Um dos beneficios é que o influenciador pode apresentar uma campanha com os produtos da sua empresa de forma natural nas suas publicações, sem ser de forma intrusiva e deste modo as publicações do influencer são bem aceites.

  1. Fica na mente

Depois de algum tempo e perseverança nas publicações, os seguidores pensarão no seu produto como a sua primeira opção de compra e a sua empresa pode tornar-se na primeira marca que vem à mente quando pensarem no produto que a sua empresa vende.

  1. Ganha mais credibilidade

Se o influenciador é reconhecido, é improvável que a mensagem do seu influenciador seja percebida como publicidade intrusiva, e a sua marca ganha mais credibilidade e isso favorece as vendas da sua empresa.

  1. Maior reputação digital

Ter uma campanha com influenciadores, não é o mesmo que uma campanha de anúncios, pois com os influenciers têm a a vantagem da sua campanha aparecer através de uma pessoa influente e que os seguidores admiram.

  1. Melhor otimização nos motores de pesquisa

Quando um influenciador menciona a sua marca, a reputação da sua empresa aumenta.

E a nível de SEO, a sua empresa vai ter mais pesquisas no Google e o site da sua empresa passa a estar melhor posicionado no ranking de pesquisa do Google.

Incluir influenciadores nas novas estratégias de negócios, não apenas aumenta significativamente a identidade da marca, mas também acelera os processos de vendas e fidelização de clientes.

 

O que a sua empresa ganha?

Exposição: grande exposição nas redes sociais e humaniza a marca da sua empresa.

Humanização: é criado conteúdo orgânico que cria laços entre os seguidores e a marca.

Reputação: as marcas ganham reputação, credibilidade e prestígio.

Tráfego: aumento do tráfego para o site ou página de destino da marca.

Conexões: ​​atrai pessoas específicas que podem ser compradores de produtos da sua empresa.

Retorno do investimento: pode gerar um retorno positivo do investimento (ROI).

 

Como escolher os influenciadores?

Se já viu quais os benefícios que um influenciador pode trazer para a sua empresa, é hora de se perguntar qual é o influenciador melhor para a minha empresa?

Esse é o ponto mais complicado de todos, pois cerca de 75% das empresas que têm acordos de colaboração com influenciadores reconhecerem que tem sido difícil encontrar um bom influenciador.

Por isso antes de tomar uma decisão sobre a colaboração com influenciadores é muito importante ter em consideração os seguintes aspectos:

–  Encontre um influenciador cujos seguidores sejam o mais semelhantes possível ao seu público-alvo. É de pouca utilidade promover-se para milhares de seguidores de um influenciador se nenhuma delas estiver interessada nos seus produtos ou serviços.

– Procure influenciadores que se adaptem à sua filosofia de negócios. Pense que a pessoa que você entrar em contacto será a imagem da sua empresa; por isso deve encontrar uma pessoa cujos valores pessoais correspondam à sua filosofia de negócios.

– É necessário um benefício mútuo. Para que o contrato de colaboração seja realmente eficaz, você precisa encontrar influenciadores que tragam benefícios à sua empresa, mas também recebam benefícios da sua empresa, para que se estabeleça um relacionamento realmente proveitoso.

Priorize a qualidade em vez da quantidade

Embora um grande influenciador possa ter um maior alcance em termos do número de seguidores, é melhor procurar influenciadores num nicho específico e relacionado com a sua marca, pois assim a mensagem alcança um público realmente interessado no tipo de conteúdos. Para uma empresa, o número de seguidores do influenciador não é tão relevante, mas sim a qualidade deles.

Ou seja, uma determinada campanha pode atingir muitas pessoas, mas se não atrair os seguidores certos, não obterá os resultados desejados para a sua empresa.

É importante saber quais os objetivos que pretende alcançar (engajamento ou alcance) e qual o público que quer alcançar através do influenciador.

De referir que os micro-influenciadores são uma alternativa aos top influenciadores, pois o custo é reduzido e existe a possibilidade de colher bons frutos.

 

Como descobrir influenciadores?

Existem diferentes maneiras de descobrir influenciadores, entre elas, o contato direto via redes sociais e ou email, por meio de agências de publicidade ou plataformas digitais.

A seguir, apresento algumas das plataformas:

Klout

Esta plataforma permite que o influenciador seja pontuado de acordo com sua influência com uma classificação de 1 a 100 e estão classificados em categorias de especialização. Deste modo, pode conhecer os que são mais apropriados para patrocinar um produto ou serviço da sua empresa.

Heepsy

Esta plataforma permite localizar influenciadores no Instagram através de pesquisas por palavras-chave. Além disso, fornece informações sobre mais de 2 milhões de pessoas com influência no Instagram.

Buzzsumo

O Buzzumo permite localizar influenciadores no Twitter num setor específico, com base em palavras-chave e filtrar pesquisas por países ou categorias, como bloggers, marcas, artistas, jornalistas etc.

Coobis

Além de ser uma plataforma focada no marketing de conteúdo, a coobis permite descobrir vários influenciadores em setores específicos e conectar os influenciadores com marcas que precisam viralizar o seu conteúdo.

 

5 dicas para uma boa estratégia de marketing com influenciadores

Se acha que chegou a hora de avançar com a sua estratégia de marketing de influenciadores, vou dar-lhe algumas dicas que o ajudarão a avançar com a sua campanha:

  1. Defina objetivos

Sem objetivos bem definidos, nenhuma estratégia funcionará, com ou sem influenciadores. Por isso, defina quais são as idéias e planos junto do departamento de marketing para poder projetar as medidas que devem ser tomadas.

Se você trabalha com uma agência ou consultor, para ter sucesso, deve deixar bem claro o que deseja alcançar e em quanto tempo.

  1. Procure o influenciador ideal

Para mim, o envolvimento é essencial, mais do que o número de seguidores, embora o ideal seja ter muitos seguidores e muito envolvimento nas publicações, é claro que deve ter em mente que o influenciador deve estar relacionado com a sua marca.

  1. Trabalhe lado a lado com os influenciadores

Se deseja que a sua estratégia de marketing de influenciadores funcione, não perca o contato com os seus influenciadores. Lembre-se de que a mensagem que você deseja transmitir se deve encaixar no seu discurso habitual, para que seja credível.

  1. Procure um relacionamento duradouro

A minha sugestão é que não faça acordos de curto prazo, mas procure um contrato de longo prazo ou por tempo indeterminado.

Quanto maior for o engajamento que os influenciadores irão gerar, maior será a credibilidade da sua marca e quanto maior for a duração melhor, pois a sua marca vai estar na mente dos seguidores.

  1. Avalie os resultados

Analise se as ações e o conteúdo digital que você programou com os influencers se aproximam dos objetivos definidos. Meça pelo menos todos os meses: Redes Sociais, Web e Blog. E se não atingiu os resultados modifique a estratégia. Quanto mais cedo souber os resultados, melhor.

Em resumo os influenciadores podem ajudar a sua empresa a alcançar três objetivos claros: criar reconhecimento da marca, gerar oportunidades de negócios e obter lealdade dos clientes atuais.

Se pretendes implementar uma estratégia de influenciadores para o teu negócio, entra em contato comigo, clicando aqui.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s