Como potencializar o seu negócio através do Facebook Ads?

Criar uma campanha no Facebook ads pode parecer fácil, mas, na realidade, é um trabalho estratégico que requer experiência, tempo, recursos e muita análise.

Como se isso não bastasse, o facebook implementa novas alterações com frequência, pelo que uma funcionalidade que ontem estava a funcionar amanhã pode ser removida. É por isso que é importante que faça campanhas com frequência, fazendo testes para reduzir os custos das suas campanhas e aumentar os resultados (conversões).

No entanto as marcas, produtos e serviços estão em constante evolução,  e não há dúvida de que os anúncios no Facebook se tornaram uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing.

 Definir o objetivo da campanha

Se o seu objetivo é vender, deve optar pelo tráfego da web ou conversões.

Se o seu objetivo é captar leads, pode optar pela geração de leads, tráfego ou conversões.

Se o seu objetivo for tráfego para o seu blog, poderá escolher: engajamento, tráfego ou conversões.

Os objetivos podem ser diferentes para os diferentes estágios da sua campanha.

Depois de escolher o seu objetivo, deve segmentar para que o anúncio seja mostrado às pessoas que pretende que o vejam, mas lembre-se de que começa com um conjunto de anúncios, mas o ideal é ter vários.

Segmentação de anúncios

A segmentação de anúncios do facebook geralmente é a maior dor de cabeça para os anunciantes, pois apesar de parecer ser fácil criar um anúncio, na realidade não é apenas criar um anúncio e deixar o facebook fazer todo o trabalho, pois os resultados (leads, vendas, etc.) dependem da segmentação que usamos quando criamos os anúncios

Para obter os melhores resultados deve ter em conta, que é importate que uma campanha no facebook não esteja limitada a um único anúncio. Para otimizar e gerar resultados nas nossas campanhas, é necessário a criação de diferentes conjuntos de anúncios com diferentes tipos de segmentação.

Para fazer uma boa segmentação, é necesssário usar várias funcionalidades:

✓ Interesses e comportamentos

✓ Dados demográficos

✓ Públicos-alvo personalizados

✓ Públicos-alvo semelhantes

Quando criamos um anúncio com todas as opções acima, as conversões aumentam e vai gerar mais vendas ou leads.

Segmentar anúncios por dados demográficos

Esta opção permite alcançar pessoas de uma certa idade e sexo. Aqui, deve definir quem é o público-alvo das suas campanhas por idade e o sexo. Se tiver dúvidas de qual é o seu objetivo e precisa atingir outros públicos, pode lançar as suas campanhas para “todos”. Dessa forma, após alguns dias da campanha, você poderá analisar qual o sexo e faixa etária que estão a funcionar para assim refinar ao máximo o seu público e assim, alcançar o sucesso.

Segmentar anúncios por interesses

Esta opção permite tornar o público mais específico de acordo com os seus comportamentos, gostos e hobbies. O facebook oferece centenas de possibilidades. Mas atenção! Aqui, devemos ter em mente que a criação de públicos-alvo muito específicos nos ajudará a encontrar o público alvo, mas também reduzirá bastante o volume de pessoas que a campanha alcançará. Deve ter atenção, pois é necessário manter um equilíbrio entre a segmentação e o volume para que a campanha não seja afetada ou não tenha visibilidade suficiente. Para evitar isso, não se deve concentrar exclusivamente no produto ou serviço que deseja publicar. Se o fizer, o público-alvo provavelmente nem terá 1000 pessoas (muito baixo). Aqui, o meu conselho é, por exemplo, fazer uma pesquisa por marcas semelhantes (concorrência) e incluí-las no público. Veremos um aumento no volume do público e a campanha funcionará melhor.

Segmentação do comportamento

É o que nos permite alcançar pessoas de acordo com certos hábitos, certas atividades ou o uso de dispositivos. Esse tipo de segmentação é muito interessante e eu gostaria de destacar a opção “atividades era digital” que permitem alcançar pessoas que, por exemplo, já compraram no facebook. E até as categoriza de acordo com o pagamento ser recente ou com um valor acima da média. Isso permite impactar pessoas muito ativas que fazem regularmente compras online e podem ser potenciais clientes para a nossa empresa.

Este tipo de interesses são o que chamamos de “interesses estabelecidos”, sendo predefinidos pelo facebook que está constantemente a trabalhar neles para melhorá-los.

O sucesso das campanhas no facebook está nos constantes testes, tentativa e erro, o que nos permitirá saber o que realmente funciona para o nosso produto ou serviço.

Ao aplicar segmentações de interesse nas campanhas, a minha recomendação é criar diferentes conjuntos de anúncios para interesses de “pesquisa direta” (aqueles que pesquisamos diretamente na barra de pesquisa ) e “interesses estabelecidos” (aqueles que são pré-definidos pelo facebook) para que possamos ver os resultados separadamente e ver qual deles funciona melhor na nossa campanha.

Segmentação de públicos personalizados

Caso não os conheça, os públicos personalizados, permitem segmentar os anúncios para que sejam direcionados aos clientes existentes, incluídos numa base de dados, ou excluí-los, se considerarmos necessário. Por exemplo, se tivermos uma campanha orientada para o registo ativa, será necessário negar as que já estão registadas para não lhes aparecer os anúncios novamente e assim, concentrar o nosso esforço e orçamento na captura de novas conversões.

Com o objetivo de melhorar o alcance das nossas campanhas e atingir públicos realmente interessantes, o facebook oferece a possibilidade de procurar públicos semelhantes aos clientes que compram o nosso produto ou visitaram o nosso site. Esta opção é criada a partir de um público personalizado e permite alcançar pessoas semelhantes, com interesses e gostos semelhantes. Por isso, se tivermos uma base de dados, devemos enviá-la para o Facebook (público personalizado) e criar um público semelhante (Lookalike). Abra um Adset segmentado especificamente para esse público e analise os dados obtidos com ele.

A minha experiência diz-me que este tipo de campanhas são as que apresentam os melhores resultados, juntamente com o remarketing, pelo que o meu conselho é iniciá-las sempre que possível.

Como pode ver, além de aproveitar todas as possibilidades de segmentação que o facebook nos oferece, uma das melhores práticas e dicas que posso indicar é a criação de conjuntos de anúncios independentes para as diferentes segmentações aplicadas, principalmente no caso de segmentação avançada com públicos-alvo personalizados.

Invista em criatividades

Tão importante com a segmentação é a imagem ou vídeo, e a redação do anúncio. Através da análise de métricas como o CTR, podemos verificar se as criatividades estão a funcionar.

Lembre-se de que as pessoas não estão no facebook com a intenção de consumir. Por isso, os anúncios devem atrair a sua atenção imediatamente. Nesse sentido, o material gráfico é importante, pois a mensagem em textos e títulos não é tão proeminente.

 

Conselhos para criar uma boa campanha

Se deseja obter bons resultados, lembre-se de que às vezes pode precisar de investir mais dinheiro do que o normal. Com 5 euros por dia, pode não obter vendas, mas apenas tráfego ou captura de leads.

Se você deseja fazer boas campanhas, precisa configurar bem o Business Manager.

Analise o impacto das suas campanhas com boas métricas, por exemplo:

– CTR dos seus anúncios (mínimo de 3%)

– Cliques nos links dos seus anúncios

– Custo de cada resultado (lead, venda, visita, etc.)

– Conversão da sua página de vendas, cobrança ou gateway de pagamento.

– Use boas imagens e não tenha pressa para criar o texto dos seus anúncios. O copywriting é essencial para criar boas campanhas.

– Segmente até não ter mais opções. Use públicos personalizados nas segmentações.

– Adicione frases de chamariz ao seu anúncio (usando emojis, por exemplo).

– Experimente usar descontos exclusivos para os seus anúncios.

– Conecte o bot do Facebook aos seus anúncios (fazendo isso, podemos aumentar as vendas facilmente)

Não usar o pixel do facebook (instalá-lo no seu site e usá-lo em campanhas) significa perder dinheiro e, principalmente, perder a oportunidade de exibir anúncios aos seguidores que visitam o seu site. O pixel do facebook permite segmentar melhor. Você gostaria de fazer uma campanha de retargeting como a Amazon? Nessa campanha, depois de ver um produto na Amazon, o pixel persegue-o através das redes sociais e sites que visita exibindo os anúncios, ou seja com o pixel, podemos exibir um anúncio para pessoas interessadas.

Como criar o anúncio perfeito?

O facebook impõe regras restritas quanto à qualidade dos anúncios, por isso limite o texto que usa na sua imagem, pois muito texto pode penalizá-lo em relação ao custo e à publicação do anúncio. Use diferentes formatos criativos, imagens e “apelo à ação” para descobrir a melhor maneira de apresentar os seus produtos ou serviços ao seu público.

Adicione uma “chamada à ação” com um texto curto e muito atraente.

Escolha as cores mais adequadas, pois há sempre um contraste entre o texto e o plano de fundo.

Use imagens de alta qualidade para promover o seu produto ou serviço da melhor maneira possível.

Escreva os melhores textos, claros e concisos.

Reveja o seu anúncio em diferentes tipos de ecrã (smartphone e computador), para que fique perfeito em todos os dispositivos.

Experimente usar diferentes formatos para os seus anúncios, experimente “apelo à ação” e aproveite o potencial do seu negócio!

As marcas, produtos e serviços estão em constante evolução, mas não há dúvida de que os anúncios no facebook se tornaram uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing devido ao seu alcance surpreendente.

Se pretendes implementar uma estratégia de facebook ads para o teu negócio, entra em contato comigo, clicando aqui.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s