O que é uma landing page e como utilizar numa estratégia de marketing digital?

Sem dúvida que a principal função do marketing digital é trazer conversões; no entanto, existem pessoas que ainda não entenderam a importância de uma conversão e, pior ainda, são aquelas que não conseguem perceber a importância de uma landing page, optando apenas por criar campanhas para gerar visitas ou gostos nas páginas sem gerar uma lead ou venda.

Um fator fundamental para gerar vendas ou leads, é ter uma landing page. A criação de uma landing page não deve ser vista como um luxo ou uma extensão das redes sociais, mas como o meio pelo qual os visitantes se tornarão clientes através da compra do seu produto ou serviço.

As landing page são um pilar básico e essencial para orientar os visitantes no funil de conversão, passando de simples visitantes até clientes fiéis. O design da landing page é provavelmente o elemento que mais pode influenciar a taxa de conversão com apenas algumas alterações simples. Uma coisa é muito clara: se deseja aumentar as conversões, precisa de uma landing page.

O que é uma landing page?

Uma landing page é uma página exclusiva do seu site cujo objetivo é converter um visitante numa lead, ou seja, o visitante forneceu os seus dados a uma empresa e, assim torna-se parte da base de dados, permitindo que a empresa continue a interagir com ele.

Por exemplo, suponha que o visitante X tenha visitado um artigo no blog da empresa Y, onde fala sobre as vantagens de investir no Facebook ads. No final do artigo, há um link que convida o visitante a saber mais.

Ficando com curiosidade, o visitante X clica no link e vai para uma página de destino com o ebook “Guia do Facebook ads para Pequenas e Médias Empresas” que é oferecido. Esta página explica ao visitante como este e-book pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de negócio e o visitante é incentivado a preencher um formulário para fazer o download gratuitamente. Se o visitante seguir esta etapa, vai receber o e-book no seu e-mail e torna-se numa lead para a empresa Y.

Uma característica fundamental da landing page é a sua simplicidade, pois deve incluir apenas os elementos essenciais e concentrar-se numa única função: atrair visitantes que clicaram num anúncio do AdWords ou Facebook ads para uma determinada oferta, atrair participantes para um evento etc. As landing page, em resumo, são essenciais em muitos tipos de estratégias e devem ser bem cuidadas para que convertam bem.

 

Fatores chave para obter mais conversões

– Uma oferta atraente: a landing page deve oferece algo de valor ao visitante em troca dos seus dados; caso contrário, eles não têm nenhum incentivo para deixá-los na empresa. Sem oferta, não há landing page que converta.

– Um URL único: uma landing page é uma página única no site da empresa e, por isso, têm o seu próprio URL. O ideal é que o url seja fácil de memorizar e tenha em conta o Seo.

Um título excelente que resume a oferta.

Um título de qualidade faz a diferença entre um visitante que converte ou sai da página em alguns segundos.

O título deve atrair a atenção do visitante e convencê-lo a continuar a ler. Deve criar um titulo poderoso, criativo e direto. Também é aconselhável estar em letra grande para que se destaque visualmente.

Se o título serve para apresentar rapidamente a sua oferta principal, as legendas servirão para destacar e esclarecer os diferentes aspectos, por isso, não hesite em usá-las conforme necessário.

Uma imagem ou vídeo que mostra o produto  e os seus benefícios para o visitante.

Aqui, a premissa é muito simples: inclua a sua melhor foto ou vídeo como imagem principal.

Em muitos casos, isso será suficiente. Mas se o que você está a promover for um produto físico, não hesite em incluir uma galeria mais detalhada, onde é possível ver o uso do produto, diferentes ângulos, cores e modelos, etc. Ou melhor ainda, um vídeo de apresentação onde tudo é explicado.

– Um copy (texto) que se concentre em detalhar a oferta. Idealmente, deve basear-se nos benefícios para o consumidor final e não nas características do produto.

Como é um dos elementos que menos se destaca visualmente, às vezes a importância dos textos numa landing page é subestimada. Mas isso é um erro, pois é aqui que os produtos ou serviços são realmente “vendidos”.

Ao escrever o seu texto, lembre-se destas premissas:

Procure que o seu texto seja criativo, mas não precisa recorrer a metáforas elaboradas, mas as frases devem ter um impacto e “encaixar-se” na mente do leitor.

Evite palha a todo custo. Lembre-se de que uma das principais características é a simplicidade, e isso também se aplica aos textos.

Tenha em conta a relação entre o texto e a imagem. Idealmente, ambos se complementam e, é claro, nunca se contradizem.

Um formulário para o visitante deixar os seus dados.

Se quer converter mais, os formulários devem ser adaptados às necessidades de cada landing page, às vezes apenas precisamos que os visitantes nos deixem os seus emails, outras vezes serão necessários mais dados para qualificar o lead. De qualquer forma, procure uma cor, tamanho da fonte e tipografia que se destacam dos demais.

Um botão de call to action para confirmar a transação (registo em webinar, download, etc.).

Quanto ao botão de call to action, o mais importante é que ele se pareça com um botão e esteja claramente visível. Pode usar frases de chamariz alternativas, como “Sim, eu quero!” em vez de “Comprar” ou “Download”.

– Incluir elementos de credibilidade para dar confiança

Os elementos de credibilidade não são absolutamente essenciais para que uma página de destino funcione, mas podem ajudar a converter mais e recomendo que inclua os seguintes:

Selos de qualidade de organizações credenciadas no seu setor.

Prémios recebidos, por ex: Escolha do Consumidor ou Produto do Ano 2019/2020

Depoimentos e opiniões de clientes (procure a autenticidade e naturalidade).

– Faça testes e mais testes

Quando a sua landing page estiver pronta, é o momento de enfrentar o teste decisivo: mostre-o à sua tia ou a um amigo que não tem nada a ver com o seu setor e faça perguntas. Veja se entendem claramente o que é a oferta e como obtê-la? Caso contrário, você precisará considerar o seu design novamente.

Mas isso não é tudo: depois de ter o anúncio online a minha recomendação é que não pare de fazer testes A / B de diferentes elementos: apelo à ação, botões, cores, tamanhos … Pouco a pouco, obterá uma landing page que converta muito mais.

 

Por que precisa de uma landing page?

As landing pages também conhecidas como páginas de captura de potenciais clientes, são úteis porque permitem gerar leads ou vendas com base em anúncios que foram clicados pelo visitante. A landing page é a página para a qual o potencial cliente é redirecionado depois de clicar no seu anúncio, ou seja são o ponto de entrada dos visitantes no seu site.

Mesmo apenas visitando o site, a landing page cumpre o seu objetivo quando o visitante navega por ela. Contudo é de extrema importância o design, pois se a landing page for atrativa, podemos tornar o visitante em potencial cliente, quando deixa os seus dados (como o seu e-mail) permitindo-nos obter esse lead e continuar com a nossa estratégia de marketing digital. A página de captura é para isso mesmo, para vincular o visitante à nossa marca.

Por que deve criar uma landing page?

Existem diversas razões para criar uma landing page, mas aqui mostro as principais:

Para atingir um objetivo específico

Ao contrário de um site normal que contém várias páginas informativas, a landing page é exclusiva, ou seja o objetivo é responder a uma necessidade do cliente.

A landing page permite mostrar uma oferta, um anúncio, informações ou até uma palavra-chave de acordo com o seu objetivo. Isso dá origem a que o cliente faça uma determinada ação específica, por exemplo, comprar um produto, baixar a sua aplicação, seguir o seu grupo no Facebook, assinar a sua newsletter ou participar no seu passatempo.

Aumentar a eficácia da campanha

O uso de uma landing page nas suas campanhas de PPC (pagamento por clique) pode aumentar a sua taxa de conversão, diminuir o CPC (custo por clique) e, assim, melhorar o desempenho da sua campanha de publicidade.

Pode quantificar os resultados:

Para que uma landing page seja eficaz, ela deve gerar um número suficiente de vendas adicionais ou gerar lucro. Depois de fazer uma  análise detalhada aos relatórios fornecidos, pode quantificar qual o impacto de uma landing page no aumento das vendas e do lucro da sua empresa.

As vantagens de uma landing page

Em primeiro lugar, a página de destino tem a vantagem de permitir aumentar o número de conversões geradas nas campanhas de marketing. Se for bem criada e atrativa, a página de destino irá manterá o visitante na página e poderá incentivá-lo a executar uma ação, seja por meio de um formulário integrado ou através de um botão de chamada à ação.

Também deve ser atraente, a oferta deve estar bem descrita, o objetivo deve ser bem escolhido e o design ser bem pensado.

Trabalhar com uma landing page melhorará a sua estratégia de marketing para que a sua campanha de SEO seja relevante.

A página de destino também permite que efetue testes A / B, que é uma técnica usada na qual são criadas duas páginas de destino para uma única oferta, com o objetivo de comparar resultados e otimizar a campanha.

Outra vantagem de uma landing page é que é fácil e rápida de configurar. Ao contrário do que se possa pensar, não é necessário alterar o site inteiro para criar uma página de destino. Se usar wordpress, existem plugins expecificos para esse fim e que facilitam o desenvolvimento de landing pages.

Por fim, uma landing page também reduz o custo dos cliques numa campanha de pesquisa paga, como por ex: no Google Ads.

Se pretendes criar uma landing page para o teu negócio, entra em contato comigo, clicando aqui.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s