Sabes como podes aumentar as vendas do teu negócio através da prova social?

Hoje vou falar sobre a prova social e como usá-la.

A prova social é uma das melhores estratégias (se não a melhor) para atrair clientes pois permite usar recomendações e obter testemunhos dos seus clientes que o vão ajudar a vender mais. A prova social é um fenómeno psicológico de persuasão que se for usada na sua estratégia de marketing online, permite melhorar a percepção da sua marca, reputação e visibilidade online, aumentar o tráfego, aumentar o número de potenciais clientes e consecutivamento um aumento das vendas.

Somos todos criaturas sociais, e gostamos de interagir com outras pessoas e, muitas vezes, uma grande percentagem das decisões que tomamos baseiam-se nas experiências de outras pessoas. No mundo do comércio eletrónico, essa realidade subjacente é usada na estratégia chamada de “prova social” que defende a ideia de que um consumidor têm uma tendência maior a tomar uma decisão de compra quando verifica que outra pessoa confiou na marca e fez uma compra deixou um testemunho com feedback positivo.

Por isso, se têm uma loja online é importante, ter em conta o design e incluir uma série de funcionalidades específicas para estabelecer as bases fundamentais da sua prova social.

Já reparou que, em certas ocasiões em que precisa tomar uma decisão, opta pela opção escolhida pela maioria das pessoas? Esta é uma demonstração do que é a chamada prova social. Na verdade não é uma questão de magia, mas de psicologia. Devido a este fenómeno, um indivíduo é influenciado pelas opiniões ou ações de outras pessoas.

Acontece mais do que pensamos, por exemplo, quando você vai sair à noite e escolhe o bar que está cheio em vez do bar que tem apenas alguns clientes, ou você decide ir almoçar e está indeciso entre o Burger King e o McDonalds? Provavelmente vai almoçar no que tem mais clientes, apesar de possivelmente ter de esperar mais tempo.

 

Como obter a prova social?

Na internet, é muito simples de obter. Por ex se usa as redes sociais e partilha conteúdos, e os seus seguidores comentam positivamente os seus posts.

Se está a promover um produto ou serviço e tem clientes que já o compraram e estão satisfeitos com os resultados, é uma questão de pedir que eles partilhem o seu testemunho, seja na sua página do Facebook ou no seu blog.

 

O poder da prova social nas redes sociais

O nível de interação nas redes sociais determina a nossa percepção dos conteúdos. Por exemplo uma publicação no Facebook com muitas partilhas, gostos e respostas atrairá a nossa atenção, enquanto um post sem interação passará despercebido.

As empresas, podem obter benefícios com a prova social de diferentes maneiras:

Opiniões: as opiniões são o melhor aliado do comprador e o maior medo do vendedor. Em regra geral são justas e ajudam os clientes indecisos a tomar uma decisão de compra. De certa forma, ajudam a quebrar a barreira que existe entre o consumidor e o produto, ajudando na decisão de compra.

Recomendações de influenciadores: a parceria com influenciadores é uma parte importante da estratégia digital usada por muitas marcas. É um dos exemplos mais claros da prova social, pois pela lógica, se uma pessoa influente usa ou promove um produto ou serviço, esse produto ou serviço deve ser de qualidade e merece pelo menos a atenção do consumidor.

Opiniões de clientes: muitas empresas de comércio eletrónico estão comprometidas em incluir as opiniões dos clientes, pois diante de potenciais clientes, elas têm um valor muito alto. O raciocínio do potencial cliente é o seguinte: “Se todas estas pessoas deixaram feedback positivo e estão satisfeitas, eu também irei ficar satisfeito “.

Mais vendidos: é uma categoria que não deve faltar em nenhuma loja online. Embora o visitante saiba exatamente o que está à procura, vai dar atenção a esta seção pelo simples motivo de muitos outros clientes terem comprado os produtos ou serviços indicados.

Indicadores públicos: os indicadores públicos são quando um anúncio ou publicação é feita e o número de pessoas que já compraram um produto ou serviço é indicado.

Por exemplo, o anúncio pode dizer “Junte-se às mais de 60.000 pessoas que já compraram um portátil Hp na nossa loja online!” Dizer isso é indicar que mais de 60.000 confiaram na loja e pode influenciar positivamente os potenciais clientes.

Promoções: as promoções geralmente são de curto prazo para incentivar uma ação. E, a a prova social é muito usada, porque o comportamento de um grupo de pessoas pode influenciar outro grupo.

Por exemplo uma promoção de compra de um determinado produto com um desconto pode ser um bom instrumento para usar como prova social, quando mostra o número de pessoas que já aderiram à promoção e compraram o produto. Pode  mostrar anúncios a pessoas que participam na promoção mas que ainda não compraram pode influenciar os  potenciais clientes a efetuarem a sua encomenda.

Escolha as estratégias de forma inteligente

Ao usar estas técnicas, deve verificar se não causarão o efeito oposto ao desejado. É recomendável que não exiba opiniões de clientes se elas são poucas ou negativas. Também não é aconselhável realizar uma promoção com um influenciador com má reputação.

O poder da prova social é muito poderoso, tanto na positiva quanto negativamente.

 

Como pode melhorar a prova social na sua empresa?

➡ Nas campanhas de email marketing incentive os clientes e subscritores, a deixar comentários sobre os seus produtos, serviços e conteúdos.

➡ Incentive os seus seguidores a falarem da sua marca nas redes sociais.

➡ Coloque links dos artigos onde a sua empresa é mencionada (jornais, revistas, páginas)

➡ Ofereça a possibilidade de alguns influenciadores poderem testar gratuitamente os seus produtos e serviços e depois, peça um testemunho sobre os resultados obtidos e a experiência. Técnica bastante usada pela marca Prozis.

➡ Aumente o número de seguidores nas redes sociais com estratégias específicas.

➡ Participe como autor convidado em blogs relevantes no seu setor, colocando no final do artigo: post patrocionado pela sua empresa.

➡A aplicação de táticas persuasivas no design e na preparação da sua estratégia online é essencial para influenciar o comportamento dos seus leitores e clientes.

 

Inclua testemunhos de clientes no seu site ou Newsletter

Os testemunhos são frases que mostram o que os nossos clientes dizem sobre os nossos produtos ou serviços. Os testemunhos reforçam a credibilidade da sua empresa. É inútil dizer que você é o melhor profissional, é melhor que os seus clientes satisfeitos o digam.

Os testemunhos de clientes são uma ferramenta poderosa para ajudar a atrair novos clientes e são um excelente recurso para partilhar com os seus potenciais clientes que leêm a sua newsletter, porque o testemunho em si dá credilidade à sua empresa e confiança ao potencial cliente para decidir comprar.

Por isso, é importante que incentive os seus clientes atuais a dar opiniões sobre os seus produtos ou serviços. Em determinadas empresas, como na Amazon existem programas específicos criados para recompensar os clientes que contribuem com opiniões. Essas opiniões são uma prova social forte que aumentam a confiança, um dos aspectos críticos para ajudar nas conversões.

Somos todos seres sociais e, como tal, antes de tomar uma decisão, descobrimos se alguém já o fez antes. Isso acontece da mesma maneira ao vender online, e antes de comprar, gostaríamos de saber:

Quem mais comprou? O que dizem sobre o produto ou serviço?

É por isso que as páginas de recomendações, críticas ou opiniões são tão relevantes  antes do cliente comprar algo.

Qualquer elemento que represente uma prova social ajudará as outras pessoas a tomar uma decisão sobre a compra ou não.

Exemplos de provas sociais são:

Depoimentos de clientes: escritos, em imagem ou vídeo

Estatisticas do número de clientes ou vendas

Prémios, acreditações e menções na comunicação social

Testemunhos de um especialista ou celebridade

 

Mostre os prémios ganhos

Os prémios que a sua empresa conquistou, devem ser exibidos no site e em qualquer página que leve à conclusão do processo de compra.

De acordo com o princípio da prova social, o nosso cérebro pensa o seguinte: se um grupo de especialistas escolheu esta marca (a sua empresa) como ganhadora de um prémio, vou confiar na marca e comprarei os seus produtos ou serviços.

Com o raciocínio anterior, o impulso de compra pode ter sido gerado depois de ver os prémios que a sua empresa conquistou e por esse motivo a percentagem de potenciais clientes que chegam ao final do processo de compra é maior pois têm mais confiança.

Coloque o logotipo visível para que mostre que a sua empresa ganhou um determinado prémio. Mesmo que não tenha sido o primeiro, vale a pena ter o logotipo como finalista. Se foi o 2º ou o 3º prémio, não é ruim estar visível.

 

 

Conclusão

A prova social é uma ferramenta muito valiosa que deve ser usada no marketing, pois graças a ela, sabemos que as pessoas tendem a agir da mesma maneira de outras pessoas e isso pode ser usado em depoimentos, promoções e também para mostrar indicadores públicos com os benefícios ou o desempenho do nosso produto ou serviço.

A prova social, além da pura curiosidade, é uma técnica muito eficaz no marketing. Ao tentar fazer uma venda, a prova social permite:

– Eliminar a desconfiança do cliente

– Reforça a sua decisão, caso já tenha pensado em fazer a compra

– Influencia o cliente, com a sensação de não querer “ficar de fora”

 

A prova social é uma das melhores estratégias para aumentar o número de clientes.

Será que está tirar o máximo proveito da prova social?

 

Hoje vou falar sobre a prova social e como usá-la.

A prova social é uma das melhores estratégias (se não a melhor) para atrair clientes pois permite usar recomendações e obter testemunhos dos seus clientes que o vão ajudar a vender mais. A prova social é um fenómeno psicológico de persuasão que se for usada na sua estratégia de marketing online, permite melhorar a percepção da sua marca, reputação e visibilidade online, aumentar o tráfego, aumentar o número de potenciais clientes e consecutivamento um aumento das vendas.

Somos todos criaturas sociais, e gostamos de interagir com outras pessoas e, muitas vezes, uma grande percentagem das decisões que tomamos baseiam-se nas experiências de outras pessoas. No mundo do comércio eletrónico, essa realidade subjacente é usada na estratégia chamada de “prova social” que defende a ideia de que um consumidor têm uma tendência maior a tomar uma decisão de compra quando verifica que outra pessoa confiou na marca e fez uma compra deixou um testemunho com feedback positivo.

Por isso, se têm uma loja online é importante, ter em conta o design e incluir uma série de funcionalidades específicas para estabelecer as bases fundamentais da sua prova social.

Já reparou que, em certas ocasiões em que precisa tomar uma decisão, opta pela opção escolhida pela maioria das pessoas? Esta é uma demonstração do que é a chamada prova social. Na verdade não é uma questão de magia, mas de psicologia. Devido a este fenómeno, um indivíduo é influenciado pelas opiniões ou ações de outras pessoas.

Acontece mais do que pensamos, por exemplo, quando você vai sair à noite e escolhe o bar que está cheio em vez do bar que tem apenas alguns clientes, ou você decide ir almoçar e está indeciso entre o Burger King e o McDonalds? Provavelmente vai almoçar no que tem mais clientes, apesar de possivelmente ter de esperar mais tempo.

 

Como obter a prova social?

Na internet, é muito simples de obter. Por ex se usa as redes sociais e partilha conteúdos, e os seus seguidores comentam positivamente os seus posts.

Se está a promover um produto ou serviço e tem clientes que já o compraram e estão satisfeitos com os resultados, é uma questão de pedir que eles partilhem o seu testemunho, seja na sua página do Facebook ou no seu blog.

 

O poder da prova social nas redes sociais

O nível de interação nas redes sociais determina a nossa percepção dos conteúdos. Por exemplo uma publicação no Facebook com muitas partilhas, gostos e respostas atrairá a nossa atenção, enquanto um post sem interação passará despercebido.

As empresas, podem obter benefícios com a prova social de diferentes maneiras:

Opiniões: as opiniões são o melhor aliado do comprador e o maior medo do vendedor. Em regra geral são justas e ajudam os clientes indecisos a tomar uma decisão de compra. De certa forma, ajudam a quebrar a barreira que existe entre o consumidor e o produto, ajudando na decisão de compra.

Recomendações de influenciadores: a parceria com influenciadores é uma parte importante da estratégia digital usada por muitas marcas. É um dos exemplos mais claros da prova social, pois pela lógica, se uma pessoa influente usa ou promove um produto ou serviço, esse produto ou serviço deve ser de qualidade e merece pelo menos a atenção do consumidor.

Opiniões de clientes: muitas empresas de comércio eletrónico estão comprometidas em incluir as opiniões dos clientes, pois diante de potenciais clientes, elas têm um valor muito alto. O raciocínio do potencial cliente é o seguinte: “Se todas estas pessoas deixaram feedback positivo e estão satisfeitas, eu também irei ficar satisfeito “.

Mais vendidos: é uma categoria que não deve faltar em nenhuma loja online. Embora o visitante saiba exatamente o que está à procura, vai dar atenção a esta seção pelo simples motivo de muitos outros clientes terem comprado os produtos ou serviços indicados.

Indicadores públicos: os indicadores públicos são quando um anúncio ou publicação é feita e o número de pessoas que já compraram um produto ou serviço é indicado.

Por exemplo, o anúncio pode dizer “Junte-se às mais de 60.000 pessoas que já compraram um portátil Hp na nossa loja online!” Dizer isso é indicar que mais de 60.000 confiaram na loja e pode influenciar positivamente os potenciais clientes.

Promoções: as promoções geralmente são de curto prazo para incentivar uma ação. E, a a prova social é muito usada, porque o comportamento de um grupo de pessoas pode influenciar outro grupo.

Por exemplo uma promoção de compra de um determinado produto com um desconto pode ser um bom instrumento para usar como prova social, quando mostra o número de pessoas que já aderiram à promoção e compraram o produto. Pode  mostrar anúncios a pessoas que participam na promoção mas que ainda não compraram pode influenciar os  potenciais clientes a efetuarem a sua encomenda.

Escolha as estratégias de forma inteligente

Ao usar estas técnicas, deve verificar se não causarão o efeito oposto ao desejado. É recomendável que não exiba opiniões de clientes se elas são poucas ou negativas. Também não é aconselhável realizar uma promoção com um influenciador com má reputação.

O poder da prova social é muito poderoso, tanto na positiva quanto negativamente.

 

Como pode melhorar a prova social na sua empresa?

➡ Nas campanhas de email marketing incentive os clientes e subscritores, a deixar comentários sobre os seus produtos, serviços e conteúdos.

➡ Incentive os seus seguidores a falarem da sua marca nas redes sociais.

➡ Coloque links dos artigos onde a sua empresa é mencionada (jornais, revistas, páginas)

➡ Ofereça a possibilidade de alguns influenciadores poderem testar gratuitamente os seus produtos e serviços e depois, peça um testemunho sobre os resultados obtidos e a experiência. Técnica bastante usada pela marca Prozis.

➡ Aumente o número de seguidores nas redes sociais com estratégias específicas.

➡ Participe como autor convidado em blogs relevantes no seu setor, colocando no final do artigo: post patrocionado pela sua empresa.

➡A aplicação de táticas persuasivas no design e na preparação da sua estratégia online é essencial para influenciar o comportamento dos seus leitores e clientes.

 

Inclua testemunhos de clientes no seu site ou Newsletter

Os testemunhos são frases que mostram o que os nossos clientes dizem sobre os nossos produtos ou serviços. Os testemunhos reforçam a credibilidade da sua empresa. É inútil dizer que você é o melhor profissional, é melhor que os seus clientes satisfeitos o digam.

Os testemunhos de clientes são uma ferramenta poderosa para ajudar a atrair novos clientes e são um excelente recurso para partilhar com os seus potenciais clientes que leêm a sua newsletter, porque o testemunho em si dá credilidade à sua empresa e confiança ao potencial cliente para decidir comprar.

Por isso, é importante que incentive os seus clientes atuais a dar opiniões sobre os seus produtos ou serviços. Em determinadas empresas, como na Amazon existem programas específicos criados para recompensar os clientes que contribuem com opiniões. Essas opiniões são uma prova social forte que aumentam a confiança, um dos aspectos críticos para ajudar nas conversões.

Somos todos seres sociais e, como tal, antes de tomar uma decisão, descobrimos se alguém já o fez antes. Isso acontece da mesma maneira ao vender online, e antes de comprar, gostaríamos de saber:

Quem mais comprou? O que dizem sobre o produto ou serviço?

É por isso que as páginas de recomendações, críticas ou opiniões são tão relevantes  antes do cliente comprar algo.

Qualquer elemento que represente uma prova social ajudará as outras pessoas a tomar uma decisão sobre a compra ou não.

Exemplos de provas sociais são:

Depoimentos de clientes: escritos, em imagem ou vídeo

Estatisticas do número de clientes ou vendas

Prémios, acreditações e menções na comunicação social

Testemunhos de um especialista ou celebridade

 

Mostre os prémios ganhos

Os prémios que a sua empresa conquistou, devem ser exibidos no site e em qualquer página que leve à conclusão do processo de compra.

De acordo com o princípio da prova social, o nosso cérebro pensa o seguinte: se um grupo de especialistas escolheu esta marca (a sua empresa) como ganhadora de um prémio, vou confiar na marca e comprarei os seus produtos ou serviços.

Com o raciocínio anterior, o impulso de compra pode ter sido gerado depois de ver os prémios que a sua empresa conquistou e por esse motivo a percentagem de potenciais clientes que chegam ao final do processo de compra é maior pois têm mais confiança.

Coloque o logotipo visível para que mostre que a sua empresa ganhou um determinado prémio. Mesmo que não tenha sido o primeiro, vale a pena ter o logotipo como finalista. Se foi o 2º ou o 3º prémio, não é ruim estar visível.

 

 

Conclusão

A prova social é uma ferramenta muito valiosa que deve ser usada no marketing, pois graças a ela, sabemos que as pessoas tendem a agir da mesma maneira de outras pessoas e isso pode ser usado em depoimentos, promoções e também para mostrar indicadores públicos com os benefícios ou o desempenho do nosso produto ou serviço.

A prova social, além da pura curiosidade, é uma técnica muito eficaz no marketing. Ao tentar fazer uma venda, a prova social permite:

– Eliminar a desconfiança do cliente

– Reforça a sua decisão, caso já tenha pensado em fazer a compra

– Influencia o cliente, com a sensação de não querer “ficar de fora”

 

A prova social é uma das melhores estratégias para aumentar o número de clientes.

Será que está tirar o máximo proveito da prova social?

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s